16 Outubro, Sábado, 2021
A- A A+

Pesquisa sobre mobilidade urbana é realizada na Domingos Zanin

 

Questionário mapeia origem e destino de deslocamento da população nas entradas e saídas de Araraquara
Pesquisa_mobilidade_4.jpg

 

 

Uma equipe de pesquisadores está, nesta quarta-feira (14), nas proximidades do Hospital de Solidariedade, na Rua Domingos Zanin, no Jardim Ártico, com o objetivo de coletar informações para a elaboração do Plano de Mobilidade de Araraquara.

A pesquisa, chamada de Linha de Cordão (Cordon Line), vem sendo realizada nos principais pontos de acesso e saída da cidade em dois turnos, manhã e tarde, entre 6h30 e 9h30 e entre 16h30 e 18h.

De acordo com a professora da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e coordenadora da área de Urbanismo do projeto, Luciana Gonçalves, a pesquisa consiste na contagem volumétrica de veículos (número de veículos) por tipo (carro, moto, caminhão e ônibus) e pesquisa Origem-Destino com os motoristas dos veículos (local de saída, local de chegada e periodicidade).

“Na primeira atividade dois pesquisadores realizam a contagem dos veículos que passam pelos pontos, classificando-os em algumas categorias, como veículos de passeio, caminhões, ônibus, dentre outros”, explica Luciana.

“Já na segunda atividade, a pesquisa Origem-Destino com os motoristas dos veículos, outros dois pesquisadores entrevistam uma amostra dos motoristas que passam pelo ponto pesquisado, buscando informações acerca de sua viagem”, completa a professora.

Nesta quinta-feira (14), os pesquisadores estarão na Av. Engenheiro Heitor de Souza Pinheiro, nas proximidades do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo).

A pesquisa Origem-Destino também está disponível on-line e é aberta a toda a população. O questionário pode ser acessado pelo link https://www.nucleodegeo.ufscar.br/?page_id=2928

Ao responder a pesquisa, a população participa do planejamento da mobilidade de Araraquara e, com isso, ajuda a embasar as propostas de melhoria do trânsito e do transporte coletivo, além de subsidiar as políticas municipais para pedestres e ciclistas.

O Plano de Mobilidade é o instrumento de efetivação da PNMU (Política Nacional de Mobilidade Urbana) instituída pela Lei Federal nº 12.587/2012. Essa lei estabelece que todos os municípios com mais de 20 mil habitantes são obrigados a elaborar um plano de mobilidade em um processo participativo com os diversos setores da sociedade civil.

Araraquara elaborou seu plano de mobilidade em 2008 e, de acordo com a PNMU, ele deve ser avaliado, revisado e atualizado a cada dez anos. Por isso, em maio de 2019, a Prefeitura firmou convênio com a UFSCar para a elaboração do novo Plano de Mobilidade de Araraquara. Toda a pesquisa e análise estão sendo feitas por professores e alunos do Departamento de Engenharia Civil da universidade, além de outros profissionais da área, mestrandos e doutorandos da instituição.

 

Cartões_NovoCard

Comum Vale Transporte Escolar Senior Beneficio

Banner_Vale_Transporte

Banner_NovoCard

Banner_Cat

Banner_HoraBus

Banner_Prefeitura

Banner_SeuOnibus