18 Janeiro, Sábado, 2020
A- A A+

Audiência pública do PlanMob reúne sociedade civil, Prefeitura e UFSCar

Neste primeiro encontro, representantes da sociedade civil tiveram oportunidade de apresentar sugestões e tirar dúvidas com os professores doutores
1.jpg

A primeira audiência pública de revisão do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) do Município reuniu a sociedade civil com representantes da Prefeitura Municipal e professores doutores da equipe da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) responsável pelo trabalho. O encontro ocorreu na última semana de novembro, dia 25, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia).

Participaram a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Salua Kairuz; o coordenador de Mobilidade Urbana e diretor-presidente da Controladoria do Transporte de Araraquara, Nilson Carneiro, e os professores doutores Luciana Gonçalves, Edson Melanda e Thaís Guerreiro, integrantes da equipe da universidade federal que iniciaram o trabalho em maio último.

O PlanMob é o instrumento de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) instituída pela lei federal nº 12.587/2012. Esta lei estabeleceu que todos os municípios com mais de 20 mil habitantes são obrigados a elaborar um plano de mobilidade em um processo participativo com os diversos setores da sociedade civil. Araraquara elaborou um PlanMob em 2008 e, de acordo com o art.24 da PNMU, ele deve ser avaliado, revisado e atualizado em prazo não superior a 10 anos.

Na audiência, foram detalhadas as várias etapas do trabalho, quem incluem pesquisas de comportamento na circulação e pesquisas operacionais do transporte coletivo. O objetivo é fazer um diagnóstico da mobilidade local, verificando os padrões de deslocamento da população nos mais diferentes meios de transportes e identificando os principais pontos críticos da circulação urbana.
O PlanMob, que irá contemplar todo o município, incluindo o Distrito de Bueno de Andrada e os principais acessos rurais, vai propor ações de melhorias para o futuro e adequações nos espaços físicos e na cultura local. 

Nesta primeira audiência, os presentes tiveram oportunidade de apresentar sugestões e tirar dúvidas com os professores doutores.

O grupo pretende realizar outras reuniões abertas para a participação da população, entidades e instituições e com representatividade do poder público.

Para receber sugestões dos munícipes, foi criado também um canal de comunicação pelo whatsapp: (16) 99232-7986.

 

Banner_Vale_Transporte

Banner_NovoCard

Banner_Cat

Banner_HoraBus

Banner_Prefeitura

Banner_SeuOnibus