22 Novembro, Sexta, 2019
A- A A+

Campanha sobre segurança no trânsito aborda as “lombofaixas”

Condutor do veículo deve parar antes da faixa para a travessia segura do pedestre
Campanha Faixas Elevadas 2.jpeg

Uma campanha de segurança no trânsito invade a cidade esta semana, de 04 a 08 de novembro, para abordar a questão das faixas elevadas, também chamadas de “lombofaixas”. As intervenções acontecem das 11 às 14 horas, com o grupo teatral Anjos do Trânsito, em diversos locais com movimento de pedestres.

As faixas elevadas têm chamado a atenção dos motoristas e pedestres da cidade. De acordo com Nilson Carneiro, coordenador de Mobilidade Urbana, elas são desenvolvidas em diversas cidades do Brasil e do mundo e têm como função: melhorar as condições de acessibilidade e segurança dos pedestres nas vias públicas, ampliar a visibilidade da travessia dos pedestres e também reduzir a velocidade dos automóveis.

“As faixas elevadas não são lombadas e se relacionam muito mais com a segurança do pedestre do que com a do motorista. Por isso é que essa faixa elevada é mais nivelada com as calçadas”, explica Nilson, lembrando que o condutor do veículo deve parar antes da faixa para a travessia segura do pedestre.

Por isso mesmo, nessas faixas, elevadas ou não, não é permitido ao motorista estacionar ou sequer parar. Faz parte do Art. 181 do Código de Trânsito Brasileiro e quem não respeita a norma, é penalizado com 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa chega a R$ 195,23, além do veículo poder ser apreendido.

“É importante frisar que o Art. 68 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que o pedestre tem sempre prioridade sobre os demais usuários da via. Além disso, o art. 214 define como infração de trânsito gravíssima, sujeita à penalidade de multa, deixar de dar preferência ao pedestre que estiver atravessando a pista na faixa a ele destinada”, explicou Nilson.

Intervenções - Nesta segunda-feira o grupo Anjos do Trânsito esteve na saída da turma da manhã do CER Rubens Cruz e EMEF Altamira Amorim Mantese (Selmi Dei), UPA do Valle Verde, Posto de Saúde da Praça Pedro de Toledo e Uniara. Os atores, munidos de folders e faixas educativas, alertam pedestres e motoristas sobre a função das faixas elevadas, utilizando-se das linguagens teatral e musical.

De acordo com Claudia Galvão, diretora do Anjos do Trânsito, as faixas elevadas foram colocadas na cidade para proteger pedestres, gestantes, idosos, deficientes físicos – e a população em geral - no momento de travessia de ruas. “Sobretudo na periferia, CERs, postos de saúde, EMEfs - em lugares com grande número de pedestres, inclusive de crianças que vão para a escola sozinhas porque as mães trabalham”, aponta a diretora. “O motorista, o motociclista e o ciclista precisam ter a consciência que o pedestre é vulnerável e precisa ser tratado com respeito”.

Para ela, as lombofaixas são uma maneira que a cidade encontrou de acolher o pedestre. “É a Prefeitura acolhendo seu pedestre, tratando de forma digna na hora dele atravessar a rua”. Vale destacar que, até 2020, a Prefeitura de Araraquara deve instalar aproximadamente 80 faixas elevadas no município.

Nesta terça-feira, dia 05, a agenda da campanha conta com intervenções nos seguintes locais: CER José do Amaral Velosa (Jardim Paulistano), Rua Major Diogo de Carvalho junto à Escola Estadual Antônio Lourenço Corrêa, Av. Estrada de Ferro Araraquara em frente ao Varejão Passarinho, e Posto de Atendimento do INSS na Av. La Salle.

Na quarta (06), a agenda implica: EMEF Ruth Cardoso (com atividade para as crianças), EMEF Professor Luiz Roberto Salinas Forte (Jd. Resid. Paraíso) e Sesi Araraquara (Jardim Floridiana); já na quinta (07) a campanha estará: Senai (Quitandinha), EMEF Profª Olga Ferreira Campos (Jd. Universal), Sesc Araraquara (Quitandinha); fechando a programação, na sexta (08), o grupo passa por:  Terminal Rodoviário, CER Eudóxia Pinto Ferraz (Parque São Paulo), CER Leatrice Rodrigues Affonso (Parque Gramado).

Banner_Vale_Transporte

Banner_NovoCard

Banner_Cat

Banner_HoraBus

Banner_Prefeitura

Banner_SeuOnibus