16 Setembro, Segunda, 2019
A- A A+

Prefeitura apresenta projeto de Plano de Mobilidade Urbana a vereadores

Estudo será desenvolvido pelo Executivo em parceria com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)
foto04 Plano de Mobilidade Urbana é  apresentado aos vereadores 24jun19 Tetê Viviani.jpg

 

O Plano de Mobilidade Urbana que será desenvolvido pela Prefeitura de Araraquara e pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) foi apresentado aos vereadores municipais em reunião na Câmara nesta segunda-feira (24).

Participaram da apresentação o coordenador de Mobilidade Urbana e diretor-presidente da Controladoria do Transporte de Araraquara, Nilson Carneiro, e os professores doutores Edson Melanda e Thaís Guerreiro, que integram a equipe da universidade federal.

“Nós fomos até a Câmara para que todos os vereadores conheçam os objetivos do Plano de Mobilidade Urbana e não fique nenhuma dúvida. Estamos trabalhando de forma transparente”, explica Nilson Carneiro.

Esse plano, que atende a Lei Federal nº 12.587 e a Medida Provisória nº 748, tem objetivo de fazer um diagnóstico da mobilidade local, verificando os padrões de deslocamento da população nos mais diferentes meios de transportes e identificando os principais pontos críticos da circulação urbana.

O trabalho, que irá contemplar todo o município (incluindo o distrito de Bueno de Andrada e os principais acessos rurais), também irá propor ações de melhorias para o futuro e adequações nos espaços físicos e na cultura local. Durante o processo, audiências públicas na Câmara Municipal e nos bairros da cidade serão realizadas para que o tema seja debatido também com a população.

“Mostramos todo o cronograma, as pesquisas de campo e os estudos que serão feitos sobre transporte coletivo, de carga, de fretamento, além de ciclovias, ciclofaixas e deslocamentos de pedestres e veículos. Também faremos uma análise dos novos loteamentos já aprovados e um planejamento dos impactos no trânsito pelos próximos 10 anos”, complementou Nilson.

Toda a pesquisa e a análise serão feitas por professores e alunos do Departamento de Engenharia Civil da UFSCar, além de outros profissionais da área, mestrandos e doutorandos da instituição.

Estiveram presentes na apresentação o presidente da Câmara Municipal, Tenente Santana (MDB), e os vereadores Paulo Landim (PT), Roger Mendes (Progressistas), Magal Verri (MDB), Elias Chediek (MDB), Jeferson Yashuda (PSDB), Rafael de Angeli (PSDB) e José Carlos Porsani (PSDB).

Banner_Vale_Transporte

Banner_NovoCard

Banner_Cat

Banner_HoraBus

Banner_Prefeitura

Banner_SeuOnibus