20 Junho, Quinta, 2019
A- A A+

Prefeitura e UFSCar assinam convênio para elaboração de Plano de Mobilidade Urbana

Trabalho visa ter diagnóstico dos padrões de deslocamento da população nos mais diferentes meios de transporte, além de identificar pontos críticos da circulação urbana e propor adequações e melhorias
foto05 Prefeitura firma convênio com a Universidade Federal de São Carlos para Plano Municipal de Mobilidade Urbana 20maio19 Tetê Viviani.jpg

A Prefeitura e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) assinaram na tarde de segunda-feira (20) um convênio para que seja elaborado um Plano de Mobilidade Urbana para Araraquara.

Esse plano, que atende a Lei Federal nº 12.587 e a Medida Provisória nº 748, tem objetivo de fazer um diagnóstico da mobilidade local, verificando os padrões de deslocamento da população nos mais diferentes meios de transportes e identificando os principais pontos críticos da circulação urbana.

O trabalho, que irá contemplar todo o município (incluindo o distrito de Bueno de Andrada e os principais acessos rurais), também irá propor ações de melhorias e adequações nos espaços físicos e na cultura local.

Toda a pesquisa e a análise serão feitas por professores e alunos do Departamento de Engenharia Civil da UFSCar, além de outros profissionais da área, mestrandos e doutorandos da instituição.

“A mobilidade urbana é um imenso desafio atualmente, com regiões da cidade que cresceram muito nos últimos anos e novas formas de transporte de passageiros, como os aplicativos. A UFSCar pode nos ajudar muito nesse diagnóstico e nesse estudo para nos ajudar a planejar nossas ações”, afirmou o prefeito Edinho.

A secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz, lembrou que o último estudo na área de Mobilidade Urbana foi feito há 15 anos. “Esse plano será referência para as cidades médias e desenvolvido por professores, doutores e profissionais habilitados. Que o estudo traga frutos para a cidade e para a universidade”, declarou.

Para o coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, a realização do plano municipal é um grande passo. Nilson ainda destacou as alterações recentes no perfil do transporte. “Estamos tendo mudanças, como o transporte por aplicativos. Queremos saber se a pessoa utiliza ônibus, aplicativos, carro, motocicleta, táxi.”

Representando a UFSCar, o professor doutor Edson Augusto Melanda ressaltou que a equipe trará todo o conhecimento da universidade. “Vamos avaliar a circulação viária, o transporte público, os deslocamentos das pessoas. É um prazer estar aqui e participar desse projeto”, concluiu.

O vereador Elias Chediek (MDB), que falou em nome da Câmara Municipal, destacou que a idealização do Plano de Mobilidade Urbana é excelente. “Nós apoiamos e parabenizamos esse convênio”, analisou o parlamentar.

Também estiveram na solenidade as professoras doutoras Rochele Ribeiro, Thaís Guerreiro e Luciana Gonçalves, além de outros professores e alunos da UFSCar; o diretor do Consórcio Araraquara de Transportes (CAT), Mauro Herszkowicz; entre outras autoridades.

 

Banner_Vale_Transporte

Banner_NovoCard

Banner_Cat

Banner_HoraBus

Banner_Prefeitura

Banner_MoradaPrefeitura