20 Agosto, Terça, 2019
A- A A+

“Anjos do Trânsito” no Carnaval: atores alertam para perigos entre bebida e direção

 
IMG_0033.JPG

“Anjos do Trânsito” no Carnaval: atores alertam para perigos entre bebida e direção

Eles estão de volta: os atores do grupo “Anjos do Trânsito” retornam nesse Carnaval para alertar sobre os perigos da bebida alcoólica e direção. Com o slogan “Histórias de Carnaval: viva pra contar”, a campanha é uma realização da Coordenadoria de Mobilidade Urbana, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, e da Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Araraquara.
De acordo com o coordenador de Mobilidade Urbana de Araraquara, Nilson Carneiro, o grupo apresenta uma abordagem bem humorada. “Os seis atores da companhia chamam atenção de seu público para tratar de um assunto sério: álcool e direção”. Ele conta que o grupo irá circular pelos eventos promovidos na agenda do Carnaval da Paz e Cidadania 2019, buscando conscientizar as pessoas dos perigos que envolvem esta combinação. “Os atores farão intervenções no trânsito durante a folia em vários pontos da cidade, cantando músicas carnavalescas e entregando viseiras que estampam o lema da campanha”, explica.
A secretária de Comunicação, Priscila Luiz, acredita que ação – realizada também em 2017 e 2018 – colabora para a conscientização. "De forma lúdica e irreverente, os Anjos tratam de um assunto sério e fundamental. Álcool e direção não combinam. É uma forma de alertarmos as pessoas para que aproveitem o carnaval, mas com responsabilidade", destaca.
Cláudia Galvão, diretora e produtora do grupo que há 12 anos desenvolve o trabalho pela cidade e região, lembra que “apesar da nossa abordagem divertida – realizada por meio do teatro, do circo e do humor – conseguimos trazer a seriedade do assunto à tona, assim como a reflexão”. Ela explica que as estatísticas da cidade apontam para um aumento de 30% de óbitos no trânsito de Araraquara, entre pessoas com idade entre 18 e 25 anos. “Queremos que as vidas não sejam interrompidas no trânsito e, muito menos, que isso seja por conta da bebida ou uso do celular”, aponta.
Os Anjos do Trânsito chegarão aos eventos do Carnaval com protótipos de “carros” produzidos em espuma sintética, um rosa e outro azul, e com figurinos especialmente confeccionados para chamar a atenção. O grupo apresenta paródias alusivas às marchinhas carnavalescas e também distribui leques da campanha.
Entre seus personagens, estão: Baco - o Deus do vinho, das festas, do prazer e da folia; e a menina que não desgruda do celular. “Trazemos informações com histórias de Carnavais, alertando sobre os cuidados que se devem ter e que envolvem perigo: bebidas alcoólicas e celulares não combinam com direção e, por isso mesmo, nosso slogan é ‘Se beber, não dirija – ponha isso na cabeça’”, explica Cláudia.
A técnica circense, com uso de monociclo, é uma das ferramentas utilizadas pelo grupo para atrair o público. Também, o figurino e a parte cenográfica confeccionados especialmente pela artista de Araraquara, Mazza, causam a curiosidade das pessoas, despertando a atenção sobre a ação.
A agenda do grupo irá acompanhar a programação do Carnaval da Paz e Cidadania 2019, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. Toda a programação é gratuita pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br).

Banner_Vale_Transporte

Banner_NovoCard

Banner_Cat

Banner_HoraBus

Banner_Prefeitura

Banner_SeuOnibus