23 Junho, Sábado, 2018
A- A A+

Serviços essenciais estão garantidos, afirma prefeito Edinho

30 de maio de 2018

Após nova reunião realizada com secretariado municipal na manhã desta quarta-feira (30), para avaliação sobre o impacto da mobilização dos caminhoneiros, o prefeito Edinho informou que todos os serviços públicos essenciais à população estão mantidos para o feriado prolongado de Corpus Christi, bem como para a próxima segunda-feira, dia 4 de junho.

Mesmo com a desmobilização de parte dos caminhoneiros ao longo desta quarta-feira, a avaliação é que alguns materiais e insumos ainda demoram a ser reabastecidos, especialmente aqueles perecíveis. Ainda assim, segundo os gestores, os atendimentos continuam.

Os ônibus do transporte coletivo do CAT (Consórcio Araraquara de Transportes) receberam diesel e, portanto, a circulação está garantida, com 100% da frota na rua. As coletas de lixo domiciliar, de resíduos de saúde e também coletiva funcionam normalmente, de acordo com a tabela de feriado e final de semana. Os bolsões de entulho (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho), inclusive, permanecerão abertos durante todo esse período.

Na saúde, conforme toda essa semana, tudo funciona normalmente durante o feriado prolongado e também na segunda-feira. As viagens de pacientes e procedimentos essenciais realizados dentro do município, como hemodiálise, estão garantidos. Além disso, funciona normalmente o SAMU e todos os demais serviços de urgência e emergência. Na maternidade Gota de Leite, os atendimentos ocorrem com normalidade. Porém, com o desabastecimento do gás para preparo da alimentação de pacientes, nesses dias, a alimentação deverá ser adaptada.

No Centralizado, há ainda um racionamento até que a situação se normalize por completo, priorizando o abastecimento de veículos das áreas prioritárias de atendimento à população como saúde e educação. O Restaurante Popular está abastecido e também funciona normalmente na segunda-feira (04).

Educação –  Embora haja normalidade na prestação dos serviços públicos, é válido dizer que, devido à mobilização de quase 10 dias, houve desabastecimento de parte significativa dos componentes essenciais ao cardápio da alimentação escolar, tais como hortifrútis e proteína (como carnes e ovos).

Neste caso, a Secretaria Municipal da Educação está em contato insistente com todos os seus fornecedores a fim de que a entrega seja regularizada o quanto antes. Na segunda-feira (04), a depender desse reabastecimento, os cardápios poderão ser adaptados nas unidades da rede municipal. Com relação ao transporte escolar, assim como os ônibus do Consórcio, circularão normalmente na segunda.

“Desde a semana passada, a Prefeitura vem num grande esforço se organizando para estender o máximo possível a normalidade na prestação dos serviços essenciais à população. Porém, claro que durante todo o feriado e final de semana vamos monitorar a situação e trabalhar para que o atendimento, especialmente aqueles essenciais, seja preservado. Toda e qualquer movimentação será anunciada pela Prefeitura”, garantiu o prefeito Edinho.

Confira o que abre e o que fecha no Feriado de Corpus Christi

Em função do feriado de Corpus Christi nesta quinta, dia 31 de maio, e ponto facultativo, na sexta, 1º de junho, não haverá expediente na Prefeitura de Araraquara. No dia 04 de junho (segunda-feira), os servidores retornam às atividades. Os serviços essenciais e que necessitam de funcionamento ininterrupto, irão atender a população normalmente neste período.

O que abre?

UPA – Unidade de Pronto Atendimento Central

Atendimento: 24 horas

Telefone: 3334-6900

UPA – Unidade de Pronto Atendimento (Vila Xavier)

Atendimento: 24 horas

Telefone: 3305-1500

UPA – Unidade de Pronto Atendimento (Valle Verde)

Atendimento: 24 horas

Telefone: 3339-6229

SAMU

Atendimento: 24 horas

Telefone: 192

Casa Transitória

Atendimento: 24 horas

Telefone: 3336-7510

O que fecha?

Prefeitura Municipal

Unidades de Saúde da Rede Básica e Rede Especializada

Unidades da Educação

CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)

Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Gerências de: Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental em Saúde, CEREST e DST/AIDS)

Restaurante Popular

Sobre a coleta de lixo:

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) informa:

– 31/05 (quinta-feira): coleta domiciliar: normal / coleta seletiva: não haverá

– 01/06 (sexta-feira): coletas domiciliar e seletiva ocorrem normalmente

Mais informações: 3337-4564 (Cooperativa Acácia) ou 0800 770-1595 (Daae)

Banner_Vale_Transporte

Banner_NovoCard

Banner_Cat

Banner_HoraBus

Banner_Prefeitura

Banner_MoradaPrefeitura