18 Agosto, Sábado, 2018
A- A A+

“Precisamos combater a violência no trânsito’, ressalta Edinho

O prefeito Edinho reforçou a importância da “Campanha pela Paz no Trânsito” durante o evento de lançamento d​e ações​ de conscientização​, nesta segunda-feira (23), na sede da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, onde fica a Gerência de Fiscalização de Trânsito e Transporte e Gestão de Multas.

Edinho destacou que as mortes em acidentes de trânsito em Araraquara caíram de 30 para 14 entre 2016 e 2017, mas disse que o envolvimento de motociclistas ainda preocupa.

 “Eu fico chocado com as estatísticas envolvendo os motociclistas. Em 2016, das 30 mortes, 12 foram de motociclistas entre 18 a 25 anos. ​São jovens no auge de suas vidas, começando a carreira profissional. Em 2017, reduzimos para 14, mas nove eram motociclistas. É preciso reforçar as campanhas de respeito ao motociclista, além dos ciclistas também”, explica o prefeito.

 “Temos que aumentar a fiscalização e criar mais condições de segurança aos motociclistas, com faixas exclusivas, e uma política de ciclofaixas. É notável o número de pessoas que usam bicicleta em Araraquara como transporte ou lazer. É só olharmos aos finais de semana. Quero um projeto de ciclofaixas para Araraquara. É um debate feito no mundo todo e vamos desenvolver um projeto”, anunciou.

 A vereadora Thainara Faria (PT), que indicou a necessidade de realização da campanha, agradeceu à Secretaria de Comunicação e à Coordenadoria de Mobilidade Urbana pelo apoio na execução das ações, que incluem distribuição de material informativo, palestras, vídeo e ações em redes sociais, além de intervenções artísticas em diferentes pontos da cidade com o grupo Anjos do Trânsito, que também fará ​apresentações nas empresas Nigro, Cast e Lupo.

 Thainara lembrou que muitos casos de desrespeito entre motoristas, motociclistas e ciclistas ocorrem no trânsito, em uma espécie de ‘disputa de poder’. “Levamos nossa preocupação à Prefeitura e fomos muito bem recebidos. Participar dessa campanha é muito importante para mim. Por mais difícil que seja reduzir ainda mais as mortes no trânsito, Araraquara continua sendo um modelo”, disse.

 O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, lembrou que as campanhas pela segurança no trânsito vêm desde os anos 1990, quando o Brasil tinha altos índices de mortes em acidentes e foi criado o Código de Trânsito Brasileiro.

 “O transito é a 5ª causa de mortes no Brasil. Tem que ser feita alguma coisa. São famílias sendo destruídas. E nós não temos uma política nacional de educação no trânsito. Os municípios acabam investindo nessas campanhas, mas precisamos avançar muito ainda”, disse.

 O coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, agradeceu à vereadora e à Secretaria de Comunicação pela parceria, além de destacar o tamanho do desafio. “No primeiro ano de mandato, fomos o município com maior redução de mortes no trânsito do Estado de São Paulo. Isso envolveu fiscalização, educação e engenharia. Agora, o desafio é ainda maior, que é reduzir essas 14 mortes”, explicou.

 Representando os motociclistas, o presidente do Motoclube Místicos do Asfalto, Alexandre Henrique Pereira, que participou das gravações da campanha, enalteceu a importância das ações. “O que a gente passa no dia a dia é complicado, estressante. É preciso acabar com o preconceito com os motociclistas e zerar essas brigas no trânsito”, relatou.

 Ainda estiveram na solenidade o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; os vereadores Roger Mendes (PP), Lucas Grecco (PSB) e Magal Verri (MDB); as secretárias Priscila Luiz (Comunicação) e Eloísa Mortatti (Assistência e Desenvolvimento Social); e a comandante da Guarda Municipal, Juliana Zaccaro, além de guardas municipais, agentes de trânsito e da advogada Lúcia Helena Carlos Andrade, que também participou da campanha.

 

Banner_Vale_Transporte

Banner_NovoCard

Banner_Cat

Banner_HoraBus

Banner_Prefeitura

Banner_MoradaPrefeitura