24 Outubro, Terça, 2017
A- A A+

Para prevenir acidentes, novos radares começam a operar no sábado (1º)

30 de junho de 2017

A partir deste sábado (1º), com o objetivo de reduzir acidentes de trânsito, quatro novos radares fixos irão começar a registrar excesso de velocidade e avanço no sinal vermelho em quatro vias de Araraquara, segundo a Coordenadoria de Mobilidade Urbana e a Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública. Esses radares já estavam instalados havia um mês, mas sem registrar ocorrências (apenas como caráter educativo).

Em 2016, foram 30 mortes decorrentes de acidentes no trânsito de Araraquara. Já em 2017, só na Avenida 36, foram 23 acidentes, sendo oito deles com vítimas.

Os equipamentos estão colocados nos seguintes locais:

– Alameda Paulista, próximo à entrada do Jardim Brasília, no sentido Vila Xavier/Fonte (velocidade máxima de 50km/h);

– Avenida Padre Francisco Salles Colturato, a Avenida 36, na rotatória da Rua Castro Alves, a Rua 16, sentido Fonte/Rodovia (50 km/h);

– Rua José Barbieri Neto, saída para Bueno de Andrada, próximo ao Condomínio Manoela, sentido Bueno/Araraquara (60 km/h);

– Rodovia Dr. Nelson Barbieri (para Gavião Peixoto), km 1, em ambos os sentidos (80 km/h).

O radar da Rua José Barbieri Neto, na saída para Bueno de Andrada, também possui lombada eletrônica (um painel numérico mostra ao motorista qual a velocidade de seu veículo no momento em que passou pelo local).

De acordo com o coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, as ações de fiscalização da Prefeitura são embasadas nos índices de acidentes. “Nosso objetivo é evitar acidentes, inclusive graves e fatais, como ocorreram recentemente na Rua José Barbieri Neto”, afirma. O outro radar fixo, na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa), em frente à Rumo ALL, continua em operação, com velocidade máxima de 70 km/h.

Ações educativas

A Prefeitura está trabalhando com o objetivo de garantir a segurança de motoristas e pedestres, pensando também na educação no trânsito, e inclusive, está aderindo a ações e campanhas com esse intuito. Como exemplo, a campanha Maio Amarelo, que visou chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Além disso, por meio da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública e Coordenadoria de Mobilidade Urbana, a Prefeitura conta com os programas Guardando o Amanhã e Consetrans (Consurso Sobre Segurança no Trânsito), como ações permanentes de educação no trânsito.

A cidade de Araraquara também foi selecionada pelo Governo do Estado de São Paulo para o programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito para receber investimentos que visam a segurança nas vias, pelo grande índice de acidentes de trânsito.

 

Banner_Vale_Transporte

Banner_NovoCard

Banner_Cat

Banner_HoraBus

Banner_Prefeitura